Busca
  Fashion Rio – Inverno 2010 – O Rio mais black do que nunca


Ana Carolina Acom *

Tá certo que o inverno, por si só, já traz os tons escuros do frio, e que o preto dominou as vitrines européias nos últimos tempos. Mas, o Rio de Janeiro por sua identidade de calor, nunca aderiu tanto ao preto como nesta temporada. As coleções estavam sóbrias e bastante interessantes. Um fato curioso foi o “azulão”, surgindo em diferentes desfiles em meio ao negro.

Bom, vamos aos meus eleitos! (Clique nas fotos para ampliá-las.) A Auslander seguiu a “macro-têndencia” rocker que paira no ar: preto, agressividade, ombros em armaduras e perfectos; uma longa bastante legal e uma prata que é um máximo. Aliás, cada marca trouxe o seu estilo e leitura desta jaqueta de couro clássica e icônica. Graça Ottoni a apresentou em uma versão mais feminina, super limpa, sem metais, amarrada na frente e em couro esverdeado meio mel, mas a gola é legitima. A perfecto da Maria Bonita Extra veio em curioso veludo preto, mas o que destaco da marca é o item que está faltando em meu guarda-roupa e ando apaixonada há meses: saia de plumas – super chique, versátil e com um “quê” melindrosa – a minha cara.

A Mara Mac foi uma das que usaram o “azulão”, que citei no começo, entre outros tons azulados. A marca segue apostando em cinza na malharia, coisa que já enjoei um pouco. A Filhas de Gaia também trouxe um look neste azul, e outros floridos estruturados à la Ghesquière.

Destaco também as meias plastificadas de Juliana Jabour, que combinaram muito bem com as bonitas produções sobrepostas, nas roupas e nas texturas. Walter Rodrigues surpreendeu novamente, com chapéus do tipo “turcos”, “japoneses” para variar, e nada de vestidos festivos, e sim, tons “caqui militar”, marinho, e o bom e velho preto. As máscaras ao estilo burca com bordados também arrasaram no desfile de Walter. Por último, cito as apresentações da Patachou e Acquastudio, que merecem bastante atenção em suas roupas com requinte europeu e muita criatividade nacional.

*Ana Carolina Acom é graduada em filosofia pela UFRGS e especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC – RS. Atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas. Possui artigos publicados em todo país, e é responsável pela consulta de estilo da marca fragmentos.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.